Toxina botulínica

Com a idade, todos nós vamos apresentando um envelhecimento facial, com o aparecimento de rugas, flacidez e marcas de expressão. Estas marcas de expressão são provocadas pela ação dos músculos faciais. A intensidade de uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada (Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso).

Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido a um programa de musculação. Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Estes sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares. Também a ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade da pele, e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

A Toxina Botulínica é usada para corrigir as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiadas com o método. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária, com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas. A expressão não se altera e não há sensações desagradáveis. A duração do efeito é de 4 a 6 meses, e depois vai desaparecendo. O que acontece é que o músculo, em repouso forçado pela toxina, se atrofia, e mesmo quando a ação de contração volta, leva algum tempo para existir o “efeito de musculação” com hipertrofia e volta do tônus muscular. A aplicação da Toxina Botulínica pode ser então repetida.

Com a paralisia temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui, e com este descondicionamento, a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico. Com as aplicações repetidas, existe uma tendência a haver um efeito cada vez mais prolongado em alguns casos.

O produto é liberado pelo FDA (controle de medicamentos) americano, como bloqueador muscular e quando usado por médicos treinados não apresenta complicações.

Hoje em dia outras regiões do corpo e da face têm sido tratadas com a Toxina Botulínica, como no colo das mamas, para rugas de colo, no pescoço, na região em torno dos lábios, para sorrisos gengivais (aqueles em que aparece muito a gengiva), para subir a ponta do nariz, e outros.

Se você deseja voltar a ter um rosto mais jovem e não quer se submeter a uma cirurgia, a aplicação da Toxina Botulínica pode ser uma solução rápida, simples e de baixo custo.

 

 

 

Criação: Universo Virtual Internet | 32 3722-8460